sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

A religião faz mal para a saúde?

É comum vermos por aí notícias falando que a religião faz bem, que quem tem religião é mais feliz e coisas do tipo. Assim como quem acredita em Papai Noel é mais feliz que quem não acredita.

Porém o site Psychology Today resolveu fazer a pergunta e descobrir se a a religião faz bem ou mal para saúde. Considerando não só casos óbvios de pessoas que recusam tratamento médico por questões de fé. A pergunta é também para aquele religioso que acredita em Deus, mas se fica doente vai ao médico (Contradição?).

Vale a leitura do artigo completo. Abaixo cito um trecho interessante:
A rich tradition of research in cognitive dissonance theory indicates that people are distressed by these types of situations and go to great lengths to resolve them in some way. This explains what appears to be a thriving pseudo-scientific industry of creationist-based theories that seek to challenge, dismiss, or reinterpret the overwhelming amount of converging data that exclusively supports an evolutionary perspective. In short, when beliefs are at odds with facts, but people strongly desire to maintain those beliefs, the result is often negative emotion.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Arquidiocese do Rio quer receber por Cristo Redentor em 2012

Eu sei, parece piada, mas é sério! A ilusre Arquidiocese do Rio de Janeiro está cobrando uma idenização da Columbia Pictures, porque imagens do Cristo Redentor foram usadas no filme 2012.

No filme “2012”, do cineasta alemão Roland Emmerich, o Cristo Redentor é destruído junto com outras construções famosas ao redor do mundo. De acordo com Claudine Dutra, responsável pelo departamento jurídico da arquidiocese, a negociação está sendo feita de forma amigável e ainda não há uma ação contra a Columbia e nem um valor estipulado da indenização.
“Eles nos procuraram na fase de pré-produção do filme, acho que em 2008, para pedir autorização e isso foi negado. Mesmo assim, eles usaram o Cristo no filme”, afirmou a advogada.

A verdade é que os direitos de imagem da estátua no topo do Corcovado são centro de uma disputa antiga. Há três grupos proclamando-se os donos de sua imagem: a família do escultor Paul Maximilian Landowski, a Prefeitura do Rio de Janeiro e a Arquidiocese do Rio de Janeiro. A família de Paul Maximilian Landowski move ações em diversos tribunais, querendo receber direitos autorias sobre qualquer uso da imagem do Cristo, incluindo publicidade, postais, pôsteres, livros e outros souvenires. A Prefeitura do Rio e a arquidiocese não chegam a ir tão longe, mas disputam o direito de administrar a estátua. A arquidiocese tem o argumento que recebeu a estátua de presente da União, em 1934, enquanto a prefeitura acredita tratar-se de um símbolo da cidade, sendo patrimônio histórico do Rio de Janeiro.

Em resumo: a imbecilidade dos religiosos envergonha o Brasil no mundo mais uma vez. Processar alguém por usar imagem de um monumento PÚBLICO? Será que o Egito processa quem filma as pirâmides?

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Blasfêmia - O filme

O filme Blasfêmia (Blasphemy the Movie) foi feito em 2001 pelo diretor e roteirista John Mendoza, mas por razões óbvias, não fez muito sucesso. Além do nome, as taglines do filme eram:



Something to offend everyone...
It's funny 'till we get to your God.
You'll never think about God the same.

Entretanto, é possível assisti-lo, legendado no Youtube. Por questões de tamanho, o vídeo teve que ser dividido em 7 partes:


Parte 1:


Parte 2:




Parte 3:



Parte 4:


Parte 5:


Parte 6:


Parte 7: