quinta-feira, 12 de abril de 2007

E aquela história de país laico?

Bom, todo mundo sabe que, apesar do Brasil ser oficialmente um país laico, a maior parte dos nossos feriados são de motivos religiosos. Mais especificamente, da religião católica, já que outras religiões não tem esse privilégio por aqui. Só que para esses mesmos feriados religiosos sempre é possível utilizar uma argumentação do tipo "por motivos históricos esse feriado é mantido", o que é até aceitável (mas, de forma alguma, justificável).

Só que agora, em pleno ano 2007, nossos ilustres políticos querem agora criar o Dia do Frei Galvão, o Santo Brasileiro. Não sei exatamente como eles conseguem defender isso utilizando argumentos laicos, se é que tentam fazer tal coisa. O feriado seria no dia 11 de Maio para ficar junto com a visita do Papa e já está deixando o mercado financeiro de cabelo em pé, por adicionar durante o ano mais um feriado não previsto.

O projeto, de autoria do ilustríssimo senhor senador Francisco Dornelles (PP-RJ), já foi aprovado pelo Senado e depende apenas de análise da Câmara para virar lei.

Ainda nesse assunto, vale a lida na seguinte notícia, da Folha de São Paulo: Gasto público com visita do papa é desconhecido. Até o momento, ninguém sabe ao certo quanto está saindo dos cofres públicos para a visita do papa no Brasil. Membros do ministério público já afirmaram que entrão com ação contra Estado e Prefeitura, já que o país é laico. Mas existe a brecha que está sendo utilizada: o Papa não é um líder religioso e sim um Chefe de Estado...

Um comentário:

mujique disse...

na verdade, essa é a única contribuição da religião para a sociedade: feriados.